Áreas técnicas

Em subsolo no Bloco B foram previstos os reservatórios de água para consumo, para combate a incêndios e os tanques de água gelada do sistema de ar condicionado do Shopping Paço Alfândega e das áreas do Centro de Convenções que terão ar condicionado.

No andar térreo, nos vazios centrais das rampas da circulação vertical viária, foram previstas as máquinas da entrada de água e gás e as bombas de água para recalque da água fria e de combate a incêndio. Sob as rampas, onde o pé direito convém, foram previstos os depósitos de apoio à operação da garagem.


Na cobertura, no Bloco B, na prumada das rampas de descida de veículos, foi prevista a casa da entrada de energia elétrica, dos transformadores, do gerador e dos quadros gerais de baixa tensão. Na cobertura desta serão instalados, a céu aberto, os “chillers” do ar condicionado. No bloco A, na prumada das rampas de subida de veículos, junto ao Salão de Festas, foi prevista a caixa d’água superior. 


O caminhamento vertical de todas as instalações prediais será feito nos vazios centrais das rampas da circulação vertical viária.

Técnicas Contrutivas e Acabamentos

Estrutura

A estrutura da garagem será toda em concreto armado e protendido, com lajes nervuradas sem vigas salientes e 0,40 m de altura estrutural. O vão de 15,50 m será vencido por nervuras protendidas, as quais serão apoiadas em vigas principais protendidas, que serão constituídas entre os pilares no sentido dos vão menores, de 11,625 m. Paralelas às vigas principais e solidarizando as nervuras protendidas, existirão nervuras secundárias de concreto armado.

As rampas, escadas e os castelos dos elevadores serão construídos por paredes estruturais de concreto armado e serão também pilares para as lajes. Sobre as paredes estruturais das rampas serão apoiadas as grandes cargas concentradas, representadas pelos transformadores, “chillers” do ar condicionado e máquinas em geral.

Divisões internas

 As raras divisões internas dos andares tipo da garagem serão constituídas pelas próprias paredes estruturais. No Centro Comercial, no Centro de Convenções e no Salão de Festas as divisões principais serão de alvenaria de tijolos revestida e pintada e as divisões secundárias e que deverão ser flexíveis serão de divisórias leves nos padrões encontrados no mercado brasileiro.

Fachadas

As fachadas no andar térreo, correspondentes ao Centro Comercial, ao Centro de Convenções e ao Salão de Festas serão de cortinas de vidro incolor transparente, recuadas dos alinhamentos dos andares superiores.

As fachadas nos andares tipo serão de cortinas de chapa de aço pintadas e perfuradas, com 25% de vazios, dispostas na frente do bordo das lajes. A pintura será de alta qualidade para proteger o aço da corrosão, o qual será do tipo “Cor-Ten”, que se auto protege, como segurança adicional. A cor da pintura deverá ser branca.

As fachadas do Bloco B voltadas para o Cais da Alfândega, para a rua projetada de uso público e carga e descarga e para a Rua Madre de Deus terão janelas quadradas dispostas regularmente nos quatro andares de garagem. Permitirão, assim, uma melhor visualização da paisagem privilegiada para os usuários da garagem, dentro do edifício, e constituirão um conjunto mais harmonioso com seus vizinhos, para quem olha o edifico de fora, especialmente a distância, do outro lado do Rio Capibaribe.

As fachadas do Bloco A voltadas para a Travessa do Amorim e para a Rua Mariz de Barros, esta em frente às salas de pequenas reuniões do Centro de Convenções, terão o mesmo tratamento. 

Instalações

As instalações no Centro Comercial, no Centro de Convenções e no Salão de Festas serão distribuídas sob as lajes e sobre forros falsos. As instalações nos andares tipo serão distribuídas sob as lajes e aparentes.