A edificação, diante do projeto original de 1969, está em perfeito estado de conservação com as pequenas adaptações surgidas, neste tempo, integradas ao caráter do conjunto arquitetônico que revela uma bem
adequada idéia de ambientação para escola não convencional e ligada à vida da cidade. Uma escola muito viva, com movimentação também devido às atividades culturais ditas extracurriculares.

Sua cinemateca, apesar da exiguidade da sala de projeções-auditório, é famosa na cidade, e a ligação estreita com o comércio, que está na sua origem, acentua as relações desta escola com a vida urbana de Campinas.

A cantina, no pátio, ficou muito bem adequada, projeto deste mesmo escritório, do ano de 1988. Neste momento, a ampliação que se pretende enfrenta como principal questão manter as qualidades de visibilidade, de acolhimento, de fluidez um tanto quanto pedagógica e agradável disposição urbana que foi confirmada nestes últimos trinta anos. A escola agora está, absolutamente, na área central.

A outra medida, deste estudo, é oferecer à Direção do SENAC a visão de um aproveitamento ótimo do terreno quanto à área de construção, considerando a
interlocução com o edifício existente e a legislação urbana. Resulta um acréscimo de 2.687,80 m2 para o conjunto construído que passa a ter 6.457,20 m2.
 

Também aproveitamos a oportunidade para sugerir, diante destas razões, um novo auditório para 245 lugares, escavando o vazio do pátio interno da escola atual, ficando assim organizado um conjunto ideal, para a escola e para a cidade, de pequeno e grande
auditório com possibilidade de uso independente das atividades didáticas.

O arranjo das instalações das aulas e laboratórios, do conjunto da construção antiga com a nova, deverá ser ensaiado - se esse estudo de ampliação for em princípio aprovado - de comum acordo com os diretores e professores, numa segunda etapa destes
trabalhos.

No pavilhão fica, de acordo com os desenhos, assegurado o mesmo ambiente de pátios e galerias que se vê no edifício atual, agora desenvolvidos na vertical. A cantina e o lugar da entrada da escola permanecem onde estão.

O edifício novo - ampliação - é uma sucessão de cinco lajes para aulas com 270 m2 cada uma e 4 lajes menores, com 90 m2 cada uma, para instalações de apoio - sanitários, professores, material didático, etc. - que se dispõem no espaço de tal modo que possam favorecer a circulação vertical,
com percurso de meio andar nas escadas e 3
paradas do elevador principal.

A estrutura, por várias razões, principalmente as de agilidade de construção, é uma associação de concreto armado com vigas metálicas.

As instalações hidráulicas, elétricas e de comunicação serão independentes, isto é, montadas após a execução dos elementos estruturais.