Neste tipo de construção com larga experiência histórica – cais de atracação, plataformas de acostamento – surge um valor arquitetônico notável: a
longa linha reta e a extensa área perfeitamente horizontal.
Para este projeto adotamos estes dois parâmetros como uma exigência técnica rigorosa, imprimindo ao território original esta horizontalidade perfeita e acomodando o planejamento operacional em três linhas retas, plataformas paralelas e iguais na sua
extensão. Os serviços gerais de apoio ficam instalados numa quarta paralela secundária.
Deste modo, o abrigo das plataformas está desenhado de forma simples e rápida construção, com a associação de três técnicas distintas, de fabricação independentes entre si e, principalmente, das obras de compactação e pavimentação do recinto:
Pilares e fundações de concreto armado, a cada 20 m, fundidas no local
Estrutura superior metálica
Manta ou lençol de fibra de vidro suspensa da estrutura metálica
O desenho deste conjunto já resolve por si o problema das águas pluviais que fluem no berço do lençol de fibra e escoam em volta dos pilares protegidos por anteparos da mesma fibra, enquanto apoio para informações gerais.
As plataformas medem 230 m cada, com acostamento de ambos os lados, num conjunto de 1380 m de frentes de embarque e desembarque.
O terminal tem um movimento de 500 ônibus – 12.000 passageiros na hora pico e 120,000 na média diária.
O tempo de construção foi de 120 dias.