O projeto do Floresta, considerando a proporção quadrada bastante favorável do terreno onde o empreendimento será implantado, visou desde o princípio organizar o conjunto edificado em volta de um jardim central. Considerando também a atraente paisagem que se revela no entorno, em função da geografia do terreno, situado numa meia encosta que de um lado vê o espigão de São Paulo e do outro o vale do Tietê, o projeto alinhou os apartamentos em duas lâminas paralelas entre si e transversais à rua de acesso (Rua Alceu Vieira), com janelões voltados para as vistas privilegiadas: o jardim interno e o panorama urbano vizinho.
Para qualificar a ampla relação entre o exterior e o interior dos apartamentos estabelecida pelos janelões, foi proposta uma fachada constituída por múltiplos elementos que tornarão essa abertura mais controlada e confortável e que atribuirão ao conjunto edificado a sua marca:
– uma aba protetora desenvolvida sobre os janelões, que permitirá que esses permaneçam abertos mesmo durante as chuvas e que dará a cada unidade melhor isolamento acústico e visual em relação aos vizinhos de cima e de baixo;- uma malha colorida de barras de aço, que identificará cada apartamento com uma cor distinta da dos vizinhos e que construirá, no conjunto, um bonito jogo cromático, além de servir de máscara e suporte para eventuais aparelhos de ar-condicionado e redes de segurança; e
– jardineiras que aproveitarão as barras da malha colorida para espalhar pela fachada a sua vegetação, a qual por sua vez servirá de filtro ao graduar a radiação solar e regular a exposição do interior dos apartamentos.
A tipologia dos apartamentos foi indicada pela Incorporadora e é organizada com a sala e a cozinha integradas num espaço central que articula em cada lado um conjunto de quarto e banheiro, num arranjo que elimina os corredores e maximiza o aproveitamento do espaço construído. Embora já bastante experimentada, adotada em diversos projetos nacionais e internacionais, é uma tipologia um tanto inovadora para os padrões do mercado imobiliário de São Paulo.
Com 66 m² de área privativa, o apartamento tipo, compacto, é complementado por um rico programa condominial: salão de festas, sala gourmet, salas de crianças e jovens, lavanderia, coworking, academias de ginástica agitada (fitness) e calma (wellness), quadra coberta, piscina, churrasqueiras e fornos de pizza – distribuídos em ambientes espalhados por todo o terreno que aproveitam as vantagens de cada situação, inclusive de áreas derivadas da área principal, as quais, como anexos, permitirão o isolamento das atividades mais ruidosas – os esportes, o churrasco e a pizza.
Aproveitando as possibilidades da vida em condomínio, o compartilhamento desse programa permitirá aos futuros moradores viver num lugar repleto de atividades, onde a casa será muito maior do que o próprio apartamento. Onde as pessoas provavelmente se movimentarão bastante, em percursos de razoável extensão qualificados por muita vegetação, o que trará para o cotidiano delas uma forte presença da natureza.
Finalmente, repercutindo a atual legislação urbanística da cidade, o projeto abriu o empreendimento para o bairro através da previsão de lojas no alinhamento das três ruas para as quais haverá frente. Tais lojas deverão contribuir para melhorar a oferta de bens e serviços da vizinhança e para aumentar a vitalidade e a segurança das respectivas ruas.

arquitetura

Maria João Figueiredo

Marta Moreira

Milton Braga

 

colaboradores

Americo Fajardo

Clara Varandas

Murilo Romeu

Raphael Carneiro

Tomas Millan

Victor Oliveira

 

interiores

Amana Arquitetura

 

paisagismo

Rodrigo Oliveira Paisagismo

 

coordenação

Nano Projetos

 

estrutura

Gama Z Engenharia

 

estrutura metálica

VMC Projetos

 

fundações

APOIO Assessoria e Projeto de Fundações

 

comunicação visual

Nitsche Arquitetos

 

instalações prediais

Gomes Engenharia

 

impermeabilização

Proiso Projeto e Consultoria

 

piscina

Comarx Piscinas

 

acessibilidade

Pimenta Associados Arquitetura e Consultoria

 

acústica

Echo Acústica

 

ancoragem

PB Soluções em Sistemas de Ancoragem

 

bombeiros

3MA Engenharia

 

climatização e pressurização

Willem Scheepmaker e Associados

 

drenagem subterrânea

Infras

 

esquadria

P Martins Engenharia

 

irrigação

Regatec Sistemas de Irrigação

 

luminotécnica

Lightsource

 

norma de desempenho

NGI Consultoria e Desenvolvimento

 

vedações

Arco Assessoria em Racionalização Construtiva

 

verificação estrutural

SIS Engenharia, Projetos e Consultoria Estrutural

 

imagens 3D

Ideosfera Computação Gráfica

 

 

cliente

Idea!Zarvos

 

área do terreno

3.878,36m²

 

área construída

18.500m²