novo anhembi
mmbb
infra-estrutura
2015 - 2022
são paulo - sp
projeto

Tomando a extraordinária oportunidade para que São Paulo se reposicione na constelação global de cidades integradas à agenda internacional de grandes eventos, a proposta do Consórcio URBEM-GL EVENTS vai mais além, propondo um modelo no qual este equipamento urbano, elevado à uma nova categoria, agora condizente com as demandas da moderna indústria de congressos e exibições, passa a ser o polo dinamizador da formação de novos tecidos urbanos, marcados pelo equilíbrio e a mistura entre funções de moradia, trabalho e lazer.
Atenta à demanda crescente por infraestruturas cada fez mais sofisticadas, determinada por temários cada vez mais amplos e diversificados – do meio ambiente às negociações comerciais, da diplomacia multilateral aos foros sociais e às convenções em temas múltiplos – a proposta do Consórcio URBEM-GL EVENTS possibilitará um novo “fazer cidade”, sintonizado com os interesses não só de públicos específicos a esse equipamento urbano, mas também de toda a população paulistana.
Finalmente, o Consórcio URBEM-GL EVENTS considera que sua contribuição poderá fazer do Novo Anhembi o polo inicial da urgente e esperada transformação do eixo do Tietê – o Arco Tietê , ao promover:
– no plano urbanístico, um adensamento e uma verticalização da ocupação na frente d’água, a fim de que se construa uma cidade com alma e vibrante, marcada por uma vigorosa paisagem, simbólica e iconicamente representativa da metrópole global;
– no plano da produção, o desenvolvimento de um espaço privilegiado para o florescimento de uma economia criativa, que, a exemplo de outras cidades bem-sucedidas, transforme os antigos territórios de produção industrial em novos espaços de produção e consumo de conhecimento e inovação;
– no plano habitacional, a mitigação de disparidades que prevalecem entre as ofertas de moradia, emprego, comércio e serviços, mediante a estruturação de novas centralidades e de tecidos urbanos de uso misto;
– no plano da mobilidade, o apoio irrestrito ao desenvolvimento da rede intermodal de transportes, públicos e privados, de passageiros e de cargas; e,
– no plano da cidadania, a reconquista das margens do Tietê, com vistas ao restabelecimento de uma relação orgânica com o rio.
coordenação geral
Instituto URBEM
arquitetura
MMBB Arquitetos
Marta Moreira
Milton Braga
Maria João Figueiredo
Martin Benavidez
Adriano Bergemann
Gleuson Pinheiro
Guilherme Pianca
Lucas Vieira
Andrade Morettin Arquitetos
Marcelo Morettin
Vinícius Andrade
Marcelo Maia Rosa
Eduardo Saguas Miller
Piratininga Arquitetos Associados
José Armênio de Brito Cruz
Renata Semin
Cinthia Duclerc Verçosa Nobre
Daniel Maeda
Karolina Carloni
Marlon Rubio Longo
Wessley Kapor
engenharia
afaconsult
Comgás
LOGIT
Moretti Engenharia Consultiva
consultoria ambiental
Oiti
Anna Costa
consultoria patrimonial
Oksman Arquitetos Associados
legislação urbana
Fernando Martines
estudo de viabilidade
Una Consultoria Econômica
GAMARO Desenvolvimento Imobiliário
modelagem jurídica
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
design gráfico
Estúdio Lógos
fotografia
Klara Yang
Patrícia Vanzella















































































