Tomando a extraordinária oportunidade para que São Paulo se reposicione na constelação global de cidades integradas à agenda internacional de grandes eventos, a proposta do Consórcio URBEM-GL EVENTS vai mais além, propondo um modelo no qual este equipamento urbano, elevado à uma nova categoria, agora condizente com as demandas da moderna indústria de congressos e exibições, passa a ser o polo dinamizador da formação de novos tecidos urbanos, marcados pelo equilíbrio e a mistura entre funções de moradia, trabalho e lazer.

Atenta à demanda crescente por infraestruturas cada fez mais sofisticadas, determinada por temários cada vez mais amplos e diversificados – do meio ambiente às negociações comerciais, da diplomacia multilateral aos foros sociais e às convenções em temas múltiplos – a proposta do Consórcio URBEM-GL EVENTS possibilitará um novo “fazer cidade”, sintonizado com os interesses não só de públicos específicos a esse equipamento urbano, mas também de toda a população paulistana.

Finalmente, o Consórcio URBEM-GL EVENTS considera que sua contribuição poderá fazer do Novo Anhembi o polo inicial da urgente e esperada transformação do eixo do Tietê – o Arco Tietê , ao promover:

–     no plano urbanístico, um adensamento e uma verticalização da ocupação na frente d’água, a fim de que se construa uma cidade com alma e vibrante, marcada por uma vigorosa paisagem, simbólica e iconicamente representativa da metrópole global;

–     no plano da produção, o desenvolvimento de um espaço privilegiado para o florescimento de uma economia criativa, que, a exemplo de outras cidades bem-sucedidas, transforme os antigos territórios de produção industrial em novos espaços de produção e consumo de conhecimento e inovação;

–     no plano habitacional, a mitigação de disparidades que prevalecem entre as ofertas de moradia, emprego, comércio e serviços, mediante a estruturação de novas centralidades e de tecidos urbanos de uso misto;

–     no plano da mobilidade, o apoio irrestrito ao desenvolvimento da rede intermodal de transportes, públicos e privados, de passageiros e de cargas; e,

–     no plano da cidadania, a reconquista das margens do Tietê, com vistas ao restabelecimento de uma relação orgânica com o rio.

 

coordenação geral

Instituto URBEM

 

arquitetura

MMBB Arquitetos

Marta Moreira

Milton Braga

Maria João Figueiredo

Martin Benavidez

Adriano Bergemann

Gleuson Pinheiro

Guilherme Pianca

Lucas Vieira

 

Andrade Morettin Arquitetos

Marcelo Morettin

Vinícius Andrade

Marcelo Maia Rosa

Eduardo Saguas Miller

 

Piratininga Arquitetos Associados

José Armênio de Brito Cruz

Renata Semin

Cinthia Duclerc Verçosa Nobre

Daniel Maeda

Karolina Carloni

Marlon Rubio Longo

Wessley Kapor

 

engenharia

afaconsult

Comgás

LOGIT

Moretti Engenharia Consultiva

 

consultoria ambiental

Oiti

Anna Costa

 

consultoria patrimonial

Oksman Arquitetos Associados

 

legislação urbana

Fernando Martines

 

estudo de viabilidade

Una Consultoria Econômica

GAMARO Desenvolvimento Imobiliário

 

modelagem jurídica

Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

 

design gráfico

Estúdio Lógos

 

fotografia

Klara Yang

Patrícia Vanzella