renovação do centro cultural elis regina
mmbb
equipamento público
2014
são bernardo do campo - sp
projeto

Todos os volumes existentes se abrem para o jardim que envolve as edificações através de caixilhos piso-teto. O sistema de caixilhos também permite que os diversos programas possam funcionar de maneira independente e os variados espaços – biblioteca, oficinas, café e teatro – podem ser fechados sem comprometer o funcionamento do restante do conjunto.
Entre a calçada e o Edifício do Teatro será construído um Edificio Anexo que abrigará o apoio do Teatro – sanitários públicos, camarins, depósitos, áreas técnicas e equipamentos de Ar-Condicionado – e, também, a área administrativa e de utilização dos funcionários. Esse Edifício Anexo passa a ser a nova fachada do Centro Cultural para a cidade.
A primeira operação é a demolição das diversar edificações de apoio justapostas ao Teatro e as edificações cobertas pelas cúpulas, dando clareza volumétrica ao conjunto.
O acesso às dependências do Centro Cultural se dará em três pontos: pelo primeiro, (a altura do atual acesso), chega-se à Praça do Café e à primeira cúpula, a qual, livre de fechamentos, se constitui numa varanda de distribuição de fluxos; pelo segundo acesso, chega-se a Praça do Anfiteatro; pelo terceiro acesso, entram inclusive veículos e, também, chega-se à Praça do Anfiteatro.
No fundo do Teatro será feita uma nova abertura permitindo que o palco atenda também o Anfiteatro.
O objetivo do projeto de reforma é valorizar o equipamento público para que se destaque na dinâmica da cidade. De maneira geral, a intervenção no edifício deve reforçar o caráter peculiar do conjunto edificado, dar clareza à distribuição dos diversos programas existentes e incorporar novos usos; atualizar as redes de instalações eletroeletrônicas, hidráulicas e de climatização com soluções de melhor desempenho para consumo; e assegurar condições de conforto e segurança dos usuários.
As condições e usos do espaço envoltório do conjunto edificado foram analisadas para intensificar as potencialidades do contexto urbano onde está inserido o Centro Cultural.
são bernardo do campo, SP, 2013 / 2014
área construída existente preservada: 1.898,06m²
área nova a construir (Edifício Anexo): 497,50m²
área de parque: 6.408,44 m²
área total: 2395,56 m2
arquitetura
Marta Moreira e Milton Braga
colaboradores
Adriano Bergemann, Cecília Góes, Gleuson Pinheiro, Guilherme Pianca, Lucas Vieira, Júlia Marques, Maria João Figueiredo e Martin Benavidez.
estrutura e fundações
Grifa Engenharia
instalações
Fit Engenheiros Associados
ar-condicionado
Nifay Instalções Térmicas
luminotecnia
Lux Projetos Luminotécnicos
cenotecnia
Telem Iluminação e Cenotecnia
acústica
Sresnewsky Acústica e Tecnologia
quantificações e orçamento
Raoni Nakamura e Lara Galvão

































