Neste tipo de construção com larga experiência histórica – cais de atracação, plataformas de acostamento – surge um valor arquitetônico notável: a longa linha reta e a extensa área perfeitamente horizontal.

Para este projeto adotamos estes dois parâmetros como uma exigência técnica rigorosa, imprimindo ao território original esta horizontalidade perfeita e acomodando o planejamento operacional em três linhas retas, plataformas paralelas e iguais na sua extensão. Os serviços gerais de apoio ficam instalados numa quarta paralela secundária.

Deste modo, o abrigo das plataformas está desenhado de forma simples e rápida construção, com a associação de três técnicas distintas, de fabricação independentes entre si e, principalmente, das obras de compactação e pavimentação do recinto: 1. Pilares e fundações de concreto armado, a cada 20 m, fundidas no local. 2. Estrutura superior metálica. 3. Manta ou lençol de fibra de vidro suspensa da estrutura metálica.

O desenho deste conjunto já resolve por si o problema das águas pluviais que fluem no berço do lençol de fibra e escoam em volta dos pilares protegidos por anteparos da mesma fibra, enquanto apoio para informações gerais.

As plataformas medem 230 m cada, com acostamento de ambos os lados, num conjunto de 1380 m de frentes de embarque e desembarque.

O terminal oi inaugurado com um movimento de 500 ônibus – 12.000 passageiros na hora pico e 120.000 na média diária.

O tempo de construção foi de 120 dias.

arquitetura

Paulo Mendes da Rocha

 

colaboradores

Angelo Bucci

Fernando de Mello Franco

Marta Moreira

Milton Braga

 

equipe

Alexandre Hodapp

Daniel Hopf Fernandez

Luciana Itikawa

Keila Costa

Marcelo Suzuki

Valéria Picolli

Zeuler Lima

 

engenharia

Proenge Engenharia de Projetos S/C Ltda.

 

contratante

São Paulo Transporte

 

construção

Villanova Engenharia e Construções Ltda.

 

área do terminal

23.805,69 m²

 

área coberta

9.292,27 m²

 

estrutura

Concreto armado (pilares e fundações) e perfis soldados e laminados de aço (coberturas e estrutura das divisórias)

 

pavimentos

Concreto

 

vedações e cobertura

Fibra de vidro

Alvenarias (paredes hidráulicas)

Concreto armado (cofre, cabine primária, depósito de lixo)

 

fotografias

Nelson Kon