terminal parque dom pedro II
paulo mendes da rocha + mmbb
infra-estrutura
1997
são paulo - sp
construído

Neste tipo de construção com larga experiência histórica – cais de atracação, plataformas de acostamento – surge um valor arquitetônico notável: a longa linha reta e a extensa área perfeitamente horizontal.
Para este projeto adotamos estes dois parâmetros como uma exigência técnica rigorosa, imprimindo ao território original esta horizontalidade perfeita e acomodando o planejamento operacional em três linhas retas, plataformas paralelas e iguais na sua extensão. Os serviços gerais de apoio ficam instalados numa quarta paralela secundária.
Deste modo, o abrigo das plataformas está desenhado de forma simples e rápida construção, com a associação de três técnicas distintas, de fabricação independentes entre si e, principalmente, das obras de compactação e pavimentação do recinto: 1. Pilares e fundações de concreto armado, a cada 20 m, fundidas no local. 2. Estrutura superior metálica. 3. Manta ou lençol de fibra de vidro suspensa da estrutura metálica.
O desenho deste conjunto já resolve por si o problema das águas pluviais que fluem no berço do lençol de fibra e escoam em volta dos pilares protegidos por anteparos da mesma fibra, enquanto apoio para informações gerais.
As plataformas medem 230 m cada, com acostamento de ambos os lados, num conjunto de 1380 m de frentes de embarque e desembarque.
O terminal oi inaugurado com um movimento de 500 ônibus – 12.000 passageiros na hora pico e 120.000 na média diária.
O tempo de construção foi de 120 dias.
arquitetura
Paulo Mendes da Rocha
colaboradores
Angelo Bucci
Fernando de Mello Franco
Marta Moreira
Milton Braga
equipe
Alexandre Hodapp
Daniel Hopf Fernandez
Luciana Itikawa
Keila Costa
Marcelo Suzuki
Valéria Picolli
Zeuler Lima
engenharia
Proenge Engenharia de Projetos S/C Ltda.
contratante
São Paulo Transporte
construção
Villanova Engenharia e Construções Ltda.
área do terminal
23.805,69 m²
área coberta
9.292,27 m²
estrutura
Concreto armado (pilares e fundações) e perfis soldados e laminados de aço (coberturas e estrutura das divisórias)
pavimentos
Concreto
vedações e cobertura
Fibra de vidro
Alvenarias (paredes hidráulicas)
Concreto armado (cofre, cabine primária, depósito de lixo)
fotografias
Nelson Kon































