Implantação

O projeto assume o bloco de piscinas e vestiários como referência a partir da qual se implanta o edifício de estacionamento. Originalmente desenhado pelo arquiteto Carlos Milan, o primeiro bloco de construção do clube organiza as principais circulações e estrutura as fases posteriores de expansão do Paineiras. O novo edifício deve reafirmar esta lógica.

Buscando a geometria mais regular possível, o estacionamento implanta-se no sentido transverso ao eixo de circulação principal, resguardando a ortogonalidade em relação ao bloco das piscinas e o paralelismo em relação às quadras de tênis.

Todas as áreas a serem edificadas estão abaixo da cota atual da praça existente (cota 786.20). A rampa que estabelece a continuidade do piso da galeria dos vestiários com a praça mantém a morfologia original, minimizando as alterações e interferências indesejáveis.

Praça

Pretende-se que a construção do Estacionamento Subterrâneo não produza nenhum impacto negativo para a qualidade ambiental do Clube. Desta forma, propõe-se a recuperação da superfície escavada para o seu uso original enquanto praça.

A solução de piso elevado sobre a laje de cobertura garante uma espessura média de 50cm para a instalação de espelhos d'água e/ou áreas ajardinadas. Um rebaixo adicional, junto à face sul, cria volumes superiores a 1m3 de terra entre os eixos dos pilares. Esta canaleta possibilita a implantação de árvores de porte suficiente para recuperar o fechamento arbóreo preexistente. Todas estas ações visam a recuperação ambiental e paisagística da área de intervenção, ao atenderem as demandas crescentes por uma superfície mais adequada para festas, eventos e recreação infantil.

Plano de acessos

O acesso de veículos ao Estacionamento ocorre pela extensão da Rua Sargento Gilberto Machado. Entretanto, julgou-se necessário estabelecer uma ligação com a recepção principal, situada na Av. Dr. Alberto Penteado. Para tal, o projeto propõe uma rua interna de duplo sentido que estabeleça esta conexão. Parte da ampliação da rotatória existente junto à recepção, atingindo a via de entrada ao novo estacionamento. Fica assegurado um fluxo local dentro das dependências do Clube, sem interferência com as áreas externas.

O acesso de pedestres é prioritariamente pelo mezanino junto ao volume de piscinas onde será feito o controle dos associados. Deste mezanino pode-se acessar a praça infantil a partir de rampa externa, ou dirigir-se ao núcleo de escadas rolantes e elevador destinado aos portadores de necessidades especiais, implantados sob o jogo de rampas existente. O acesso proposto, em igual proximidade com o conjunto de escadas e elevadores do bloco social, consolida o nó estruturador das circulações horizontal e vertical do Paineiras.

Partido construtivo

O terreno disponível para o estacionamento se caracteriza pela topografia em declive acentuado para o vale, e pela presença do lençol freático a aproximadamente 5 metros de profundidade da cota média do local. A presença de água indica que a contenção das escavações deva ser realizada através de paredes diafragma atirantadas. Já a diferença de nível entre as faces norte e sul, apontam a dificuldade de contraventamento das empenas opostas.

Estas condicionantes sugerem a distinção entre as obras de contenção e as obras do edifício propriamente dito, gerando frestas em todo o seu perímetro. Junto às extremidades leste e oeste as frestas atendem às dilatações difererenciadas entre muros e edifício. Na face norte e sul, as frestas têm a distância de 1.50m por onde se obtém iluminação e ventilação natural. A instalação e manutenção de sistemas de ventilação mecânica serão evitadas, barateando o custo final da edificação.

Sistema estrutural

A estrutura é constituída por malha de pilares de concreto armado, dispostos em vãos regulares de 7,50m por 8,25m.

Os pisos são em lajes de concreto cogumelo protendidas, reforçadas com capitéis na proximidade dos pilares.

Na cobertura há uma altura de 50cm entre laje e placas de piso que permite a implantação de espelhos d'água, ajardinamento e proteção mecânica da superfície impermeabilizada, oferecendo total flexibilidade para a conformação da futura praça superior.

O reservatório inferior, caixa de escadas, poços das escadas rolantes, elevadores e a galeria de serviços são em concreto armado. A fundação é profunda com estacas.

Características da edificação

O volume de escavações possui 35,50m de largura, 127,90m de extensão e altura variável, sendo o ponto de maior profundidade cerca de 12m abaixo do nível da praça. Na face próxima à escola há uma faixa de 3,85m de largura por toda a extensão, igualmente subterrânea, conformando uma galeria de serviços técnicos destinada a depósitos, sanitários e vestiários de funcionários. Esta galeria encontra-se no nível de entrada (cota 782,60) e comunica-se através de rampa com o nível do mezanino (cota 783,95).

A garagem acomoda um total de 673 vagas, com 586 vagas padrão para automóveis, 16 vagas para automóveis de deficientes físicos e 71 vagas para motocicletas. Adotou-se como parâmetro vaga/padrão para automóveis com 2,50m por 4,50m, vagas para deficientes com 3,50m por 4,50m e vagas para motocicletas com 1,00m por 2,00m de profundidade. No nível inferior, todas as vagas são acrescidas em 1,5m na profundidade, correspondente a fresta de ventilação. Configura-se um total de 102 vagas para atender veículos grandes. O pé-direito adotado é de 2,50m.