Partido

Conceberam-se dois blocos diferenciados. O primeiro, de serviços e apoio, em concreto armado fechado e em contato com o solo. O segundo, em pórticos metálicos, suspenso e transparente, abarcando os espaços públicos de exposições, auditório e restaurante.Aproxima-se sutilmente, criando um espaço central classificado como átrio semi-aberto.

A entrada de uma luz reduzida e selecionada através da fresta que os separa indica a presença deste átrio.Um jardim sombreado o integra ao exterior.O convite à penetração provoca o descobrimento dos espaços organizados ao seu redor.Um plano inclinado de cristal, associado ao estrangulamento provocado pelo volume do auditório o conforma.A transparência garante a dupla visualização: exterior para interior, e interior para a paisagem privilegiada da localização do Pavilhão do Brasil.

Fluxograma

Elegeu-se o átrio, aberto e ajardinado, como principal espaço para onde se voltam os demais, e de onde se apreendem os acontecimentos, tanto a nível do edifício como do exterior, organizando o Pavilhão e suas dependências como um todo.

Acessos

1.        Acesso de público: A penetração ao loto do Pavilhão Brasileiro existe através do caminho dos descobrimentos e da Avenida 3, direcionando-se a um único acesso que se encontra no bloco de apoio e que se abre ao átrio.

2. Acesso de funcionários e carga: Encontra-se na fachada posterior, próximo à via de serviço, com controle próprio.

3.Acesso de autoridades e atores: A existência da garagem consistirá, quando necessário, em uma entrada discreta e independente com relação ao público.

Circulação

1.Circulação de público: Toda a circulação de público está associada ao átrio, garantindo a participação e visualização de todo o espaço. Há um hall de distribuição de onde partem as rampas e o elevador panorâmico (circulação vertical), e as passarelas (circulação horizontal) que unem o bloco de apoio ao bloco de exposições/auditório.

1.                   Circulação de Serviço: Há um conjunto de elevador, elevador de carga e escada, que centraliza o fluxo entre cozinha, bar, depósitos de manutenção, em seus diversos níveis. Passarelas de serviço unem a cozinha e restaurante, depósitos e exposições, camarins e palco.

3.Circulação administração: É dada a possibilidade de uso de ambas as circulações verticais. A circulação horizontal é garantida por corredores internos 

Estrutura

Os dois blocos trabalham como um conjunto solidário. Há uma sucessão de quatro pórticos metálicos que se apóiam no solo e se ancoram no bloco de serviços construído em concreto armado, enrijecido em seu sentido transversal por pilares na mesma modulação dos pórticos (22m). Para a vinculação e estabilidade do conjunto logitudinalmente, utilizou-se um entrelaçamento entre os pórticos centrais e o bloco de apoio. Ligas metálicas completam os contraventamento dos pórticos. O auditório possui laje de concreto armado em grelha. As paredes trabalham como empens estruturais, sendo apoiadas nas vigas metálicas através de consolos e substituindo-as nesse módulo.

 Proteção Solar

1. Fachada Leste: Filtro solar composto de perfis metálicos e vidros com cor verde para atenuar a radiação dos raios infravermelhos e diminuir a luminosidade, sem retirar a transparência desejada.

O filtro encontra-se deslocado da fachada, criando um colchão de ar entre ele e o pain de vidro, minimizando a transmissão de calor.

2. Fachada Sul: Cega por painel metálico que impede a penetração dos raios de sol no bloco de exposições.

3. Fachada Oeste: Esta fachada é concebida como uma placa, com o mínimo de aberturas, que protege também o átrio e as salas de exposição, garantindo a integração e transparência desejadas.

 

Ar Condicionado

Foi concebido o sistema de “fan coils” resfriados com água gelada. Há duas salas de máquinas localizadas no bloco de apoio, servindo independentemente os diversos níveis do edifício, facilitando a condução e distribuição do ar.

Bloco de apoio: Distribuição horizontal – Dutos de insuflamento e retorno entre a laje e o forro; distribuição vertical – shaft localizado no conjunto de elevadores e escada.

Bloco de exposições/auditório: Dutos aparentes de insuflamento e retorno entre a laje e o forro; istribuição vertical – shaft localizado no conjunto de elevadores e escada.

Bloco de exposições/auditório: dutos aparentes de insuflamento e retorno, específicos para cada ambiente, distribuídos a partir do espaço entre grelhas ao auditório.

Cobertura

Propõe-se a implantação de um jardim de proteção térmica da laje, a ser contemplado tanto do andar onde se localiza a sala VIP, quanto da telecabin que transita defronte o edifício. Um painel de referência à bandeira brasileira será desenhado na cobertura do auditório.